top of page
Buscar
  • Foto do escritorMoira Valvassori

Bioenergética.

Me emprestaram a leitura deste livro. Logo de cara, escolhi um capítulo e procurei um texto que achei que faria maior sentido para mim. Algo rápido, fácil e prático de compreender frente a uma abordagem que desconheço.

Gostei do foco que é dado ao corpo. Cada parte do corpo tem um significado, do olhar aos pés de alguém. Muito interessante.

Assim como, o autor faz uso de exemplos clínicos para sustentar a discussão teórica sobre a terapia bioenergética.

Destaco no capítulo 6 (Princípios Bioenergéticos na Terapia Analítica) alguns trechos que me fizeram refletir sobre a prática psicoterapêutica.


"As interpretações bioenergéticas nunca são feitas sobre elementos estruturais isolados (...) O diagnóstico clínico é feito somente após um estado intensivo da história e problemas apresentados e de sua integração com o aspecto estrutural. Cada aspecto do indivíduo é considerado como expressão de uma personalidade unitária" (LOWEN, p. 115, 1977).


"De maior significância para a terapia analítica, são as expressões inconscientes estampadas no semblante , de tal modo que temos que assumi-las como parte da personalidade (...) Devemos concluir que, quando uma expressão se torna parte das feições, a pessoa perde consciência dela. Como nossas roupas velhas, essas expressões tornam-se tanto uma parte de nós que só nos lembramos delas quando estão ausentes" (LOWEN, p. 117, 1977).


Já pararam para pensar em tudo isso? Até mais!


LOWEN, Alexander. O Corpo em Terapia - A Abordagem bioenergética. São Paulo: Summus Editorial, 1977.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page